Saiba o que é fluxo de caixa e como ele pode ajudar sua empresa.

Saiba o que é fluxo de caixa e como ele pode ajudar sua empresa.

Estar atento aos números relacionados ao seu negócio é fundamental para que não haja imprevistos ao longo do caminho. Focar somente nos valores que estão para entrar criam uma impressão de que há dinheiro sobrando, mas é preciso lembrar que para administrar uma empresa existem diversos gastos que não podem ser esquecidos.

Para que exista um controle adequado das finanças é necessário entender o fluxo de caixa e como ele pode ajudar na organização da sua empresa. Quer saber mais? Continue acompanhando o post!

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é o movimento de entradas e saídas de dinheiro do caixa da empresa, ou seja, se refere aos valores a pagar e a receber. Para isso é feito uma avaliação por períodos (diário, semanal e mensal), onde o parecer final é o balanço anual.

Para esse processo ser válido e competente, todas as receitas e despesas devem ser registradas, por menores que sejam. Antes, o uso de planilhas era comum para essa organização, mas atualmente os sistemas de gestão online fazem este trabalho e o tornam mais eficiente.

O fluxo de caixa é útil em diversas áreas, não apenas monetariamente, podendo ser usado para tomadas de decisão e aumento da produtividade.

Quais são os tipos utilizados?

Fluxo de caixa direto: É a opção mais utilizada no mercado, pois considera a forma bruta das operações financeira, ignorando qualquer desconto. As entradas e saídas são organizadas por categorias e se adaptam com as atividades da gestão. O fluxo de caixa direto fornece informações em cada dia, vindicando um maior esforço e tempo de trabalho da equipe.

Fluxo de caixa indireto: Diferentemente da proposta anterior, esse modelo utiliza o balanço patrimonial para considerar a variação de ativos em um período. Assim sendo, a gestão calcula o lucro de um período específico e o reajusta a partir da amortização e depreciação.

Fluxo de caixa operacional: Nesta modalidade são levantados os gastos e as receitas operacionais, ou seja, todas as movimentações financeiras necessárias para o funcionamento da empresa, como a folha salarial e o abastecimento e manutenção do estoque.

Fluxo de caixa livre: Este é utilizado para medir a capacidade de gerar capital de gestão, indicando o salto existente a curto, médio e longo prazo. Ainda, é recomendado trabalhar em duas frentes: de 60 a 90 dias e a segunda com um maior prazo, de 2 a 5 anos.

Quais são os benefícios para o seu negócio?

Como vimos, no fluxo de caixa é fundamental documentar todas as finanças da empresa e a partir disso torna-se mais fácil verificar quais são os gastos desnecessários e assim otimizar o uso do capital no empreendimento.

Além disso, decisões equivocadas, como erros ao emitir notas fiscais, influenciam na estabilidade da gestão da empresa e degradam a sua reputação no mercado. E não se esqueça que problemas judiciais, também afetam a imagem do seu negócio.

Dessa forma, a execução das obrigações financeiras é algo que não pode faltar na sua administração, mas com o fluxo de caixa é possível manter o controle de tudo o que acontece.

Por fim, o fluxo de caixa valida a condição financeira da empresa em todos os seus detalhes, considerando os investimentos, custos, projeções e entradas de capital, assim você possui todas as informações reunidas e pode elaborar um planejamento eficiente ou tomar decisões de forma assertiva.

Como fazer?

Hoje para desenvolver um bom fluxo de caixa existem ferramentas que auxiliam nesse objetivo, como os softwares que aumentam a efetividade dos lançamentos e melhora a segurança dos dados. Além de otimizar o tempo gasto com essa tarefa e reunir todos os dados em um só lugar.

O software de gestão financeira possibilita um melhor controle econômico do fluxo de caixa, visto que ele não só fiscaliza as entradas e saídas como também gera relatórios e avaliações estratégicas tendo como base os documentos lançados.

Um diferencial desses sistema é a possibilidade de incorporar processos e fluxos de trabalhos de distintos setores. Assim os membros de outros setores, que estão associados com as despesas e receitas, podem fazer lançamentos que são cruzados e comparados com dados do financeiro.

Também, evitam registros duplicados, mesmo que vários assistentes cadastrem dados iguais de entradas e saídas.

Agora que você já sabe o que é um fluxo de caixa, entre em contato com a ASP Softwares e descubra como nós podemos te ajudar com as nossas soluções!

Compartilhe:

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais sobre o uso de cookies,
consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa política.

Entendi