Retorno das Atividades: Como bares e restaurantes podem atrair clientes?
A insegurança de sair de casa aflige várias pessoas, sejam elas os consumidores, funcionários ou os donos de estabelecimentos. Não ter certeza se você estará seguro nos lugares, o medo de ser demitido pelo fraco movimento ou a dúvida se o seu negócio irá aguentar são perguntas frequentes na vida de todos no último mês.
Com todas as mudanças e adaptações necessárias é comum se questionar se você está seguindo o caminho certo, percebemos com clientes e amigos uma dificuldade nos bares e restaurantes, por isso, pensando em ajudar de alguma forma, selecionamos algumas dicas para auxiliar na retomada das atividades.
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) lançou uma cartilha com as principais informações para reabrir os bares e restaurantes com segurança durante a crise do coronavírus. Nós compilamos as informações e adicionamos mais dicas para você preparar o seu estabelecimento. Confira agora os tópicos:
- Ambiente:
Organize as mesas com um distanciamento mínimo de 2m entre mesas e 1m entre cadeiras;
Adicione marcações no chão com distanciamento de 1m na fila do caixa;
Deixe álcool em gel 70% na entrada, no caixa e em pontos estratégicos;
Mantenha as janelas bem abertas para ventilação natural;
- Limpeza:
Reforce a limpeza de todos os ambientes, com detergentes e desinfetantes;
No banheiro utilize lixeiras com pedal e as higienize diariamente, mantenha o sabonete líquido e os papeis abastecidos e disponibilize álcool em gel 70%;
Limpe os objetos e as superfícies com frequência, use água e sabão e borrife álcool;
Plastifique o cardápio para melhor higienização ou, em caso de menu digital como tablets, faça uma limpeza a cada novo cliente.
Enrole papel filme na máquina de cartão para facilitar a limpeza.
- Horário de funcionamento e entrada:
Se possível faça um horário menor ou faça turno entre os funcionários;
Controle a entrada de clientes e diminua a capacidade de pessoas dentro do estabelecimento.
- Cozinha:
Estabeleça uma distância segura entre as pessoas durante o preparo das comidas;
Laves vem os legumes, frutas e verduras;
Separe um lugar para higienização dos alimentos crus.
- Para os restaurantes a quilo:
Ofereça álcool em gel 70% na entrada do buffe;
Disponibilize luvas descartáveis para os clientes se servirem;
Faça demarcações de distância de 1 metro entre as pessoas durante a hora de se servir;
Mantenha os alimentos cobertos com tampas;
Ofereça talheres descartáveis ou higienizados em embalagens individuais.
- Orientações para a equipe:
Uso de máscaras, realizando troca no mínimo a cada 4h de trabalho;
Não compartilhar uniformes e EPIs, colocar o uniforme apenas no local de trabalho;
Manter uma distância segura uns dos outros;
Instruir os funcionários sobre a higienização correta e notícias verdadeiras.
- Orientações para os Clientes:
Mantenha uma comunicação com seu público, espalhe cartazes com dicas e formas corretas de prevenção;
Treine sua equipe para falar sobre todas as medidas de segurança que seu estabelecimento adotou;
Oriente o cliente a realizar o pagamento preferencialmente com cartão;
Avalie e possibilidade de oferecer mascaras descartáveis aos cliente e oriente para retirar apenas na hora de comer.
Para ver a cartilha completa acesse, clique aqui.
- Divulgação e promoções:
Mostre para os seus clientes que sua empresa está tomando todos os cuidados;
Divulgue suas promoções, crie combos especiais, oferte descontos;
Ofereça a opção de retirada no local e também de Delivery (confira como empresas estão sobrevivendo a crise apenas com o Delivery).
Esses são os principais cuidados que o seu estabelecimento deve ter ao reabrir, com segurança e responsabilidade é possível retomar as atividades.
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