Os mitos sobre o sistema ERP

Os mitos sobre o sistema ERP

Os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) ou simplesmente Sistema de Gestão Empresarial, estão se popularizando nas empresas do mundo inteiro. Isso graças aos benefícios que o sistema traz para os negócios, que tem como objetivo promover a redução de trabalho, economia de recursos e principalmente o aumento de produtividade que é a chave nos mercados tão competitivos nos dias atuais.

Apesar disso, boa parcela dos empresários e gestores possuem um pé atrás quanto a implementação do ERP. Abaixo vamos citar 5 mitos sobre o Sistema de Gestão Empresarial que esses empresários e gestores acreditam:

 

Sistema de Gestão Empresarial é caro

O principal argumento das empresas de pequeno porte. Mas não podemos olhar como um investimento de curto prazo, mas sim de longo prazo. Com a visão de longo prazo entenderemos que o sistema reduzirá o retrabalho, melhorando a produtividade e trazer economia. Consequentemente irá trazer ganhos financeiros.

Sem mencionar que existem Sistemas de Gestão Empresarial próprios para empresas de pequeno porte. Sistemas mais enxutos com menor valor de aquisição.

 

Leva muito tempo para implementar

Outro mito que muitas empresas acreditam. Se você contratar uma empresa competente, com experiência no mercado, a instalação e implementação acontecerá dentro do prazo estabelecido.

Uma empresa de confiança saberá fazer uma boa análise para que seu negócio se prepare adequadamente para esta implementação.

 

Os funcionários não vão se adaptar às mudanças

Ok, aqui pode haver uma certa resistência dos funcionários em um primeiro momento. Porém é necessário demonstrar o sistema é um aliado, que vai facilitar o trabalho do dia a dia, promovendo um fluxo mais eficiente de trabalho.

Além disso, gerará mudança na cultura da empresa. Há necessidade de haver comprometimento da equipe inteira em todos os níveis da empresa para que se possa colher os frutos dos benefícios.

 

O ERP não serve para qualquer tipo de empresa

Outro mito. Há soluções de ERP específicas para cada negócio em todas as áreas de atuação. Só se faz necessário pesquisar um pouco sobre qual sistema se adapta melhor no seu. Sem contar nos sistemas chamados híbridos, capazes de se adequar a diversos tipos de negócios.

É necessário fazer um diagnóstico cuidadoso para informar a fornecedora do sistema quais suas reais necessidades.

 

É muito complicado

Há um investimento grande em simplificar a funcionalidade dos sistemas, transformando-os em sistemas mais fáceis e intuitivos. O objetivo é tornar o sistema mais eficiente em todos para qualquer tipo de empresa.

Um pequeno treinamento de forma adequada instrui os funcionários a utilizar o sistema de forma prática e ágil.

 

Esses mitos do ERP servem para demonstrar que muitos possuem uma resistência simplesmente pela falta de conhecimento. A cada dia, o Sistema de Gestão Empresarial tem seus custos reduzidos, interfaces simplificadas e fluxo mais constantes. O sistema realmente vale a pena para qualquer tipo de empresa, os resultados serão vistos no longo prazo.

 

Nós da ASP Softwares estamos sempre pensando em facilitar sua vida e o desenvolvimento do seu negócio. Conte com todas as nossas opções de suporte para seu negócio. Saiba mais dobre essa e outras soluções no site http://aspsoftwares.com.br/solucoes. Te desejamos sucesso!

Compartilhe:

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais sobre o uso de cookies,
consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa política.

Entendi