Nota Fiscal: riscos de não emitir

Nota Fiscal: riscos de não emitir

Nós já falamos aqui no blog sobre o que é a Nota Fiscal e também a importância e os benefícios em emitir. Mas hoje vamos falar especificamente sobre os riscos em não emitir.

Bom, existem vários tipos de Notas Ficais, são elas:

  • Nota fiscal eletrônica (NF-e);
  • Nota fiscal de serviço eletrônica (NFS-e);
  • Nota fiscal do consumidor eletrônica (NFC-e);
  • Conhecimento de transporte eletrônico (CT-e);

E todas elas são importante e oferecem alguns benefícios, mas não é só isso, existem alguns riscos que podem ser evitados se a emissão for feita corretamente.

Vamos ver o que a lei diz, confira:

A lei 8137/1990 cita que constitui crime contra a ordem tributária suprimir ou reduzir tributo, ou contribuição social e qualquer acessório, mediante as seguintes condutas:

I – Omitir informação, ou prestar declaração falsa às autoridades fazendárias;

II- Fraudar a fiscalização tributária, inserindo elementos inexatos, ou omitindo operação de qualquer natureza, em documento ou livro exigido pela lei fiscal;

III- Falsificar ou alterar nota fiscal, fatura, duplicata, nota de venda ou qualquer outro documento relativo à operação tributável;

IV- Elaborar, distribuir, fornecer, emitir ou utilizar documento que saiba ou deva saber falso ou inexato;

V- Negar ou deixar de fornecer, quando obrigatório, nota fiscal ou documento equivalente, relativa à venda de mercadoria ou prestação de serviço, efetivamente realizada, ou fornecê-la em desacordo com a legislação.

A lei diz que é crime sonegação e pode ter a pena de 2 (dois) a 5 (cinco) anos de reclusão, além da multa que o sonegador deverá pagar por omitir documentos fiscais.

Ou seja, conforme a lei, é obrigação de toda empresa emitir notas fiscais, assim você cumprirá com o seu dever e não terá problemas com a receita federal ou justiça.

Emitir nota fiscal é a única maneira de evitar futuros problemas em seu estabelecimento.

Ah, e nós também já comentamos sobre a diferença de Cupom Fiscal e Nota Fiscal aqui no blog, mas vale lembrar que o cupom Fiscal não substitui a necessidade de emissão e notas.

Para emitir nota fiscal existem softwares que auxiliam esse processo, tornando seguro e eficaz, a tecnologia possibilita a otimização do trabalho em empresas de todos os segmentos.

Conheça o ASP NFe, clique aqui.

Qualquer dúvida estamos à disposição através do telefone (49) 3223-0649 ou e-mail comercial@aspsoftwares.com.br.

Compartilhe:

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais sobre o uso de cookies,
consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa política.

Entendi