Erros que empreendedores devem evitar
Independente do porte ou ramo de atuação de sua empresa, abrir um negócio requer sempre pesquisas e planejamento completo. Quando você realiza seu trabalho com paixão e força de vontade em empreender pode levar a alguns erros na hora de executar seu projeto.
Considerando esses fatos, você consegue identificar os equívocos cometidos por quem está iniciando nessa carreira?
- Atuar de modo informal
O primeiro erro comum entre empreendedores é a falta de formalização do negócio. O CNPJ é essencial para o reconhecimento legal da empresa, garantindo seus direitos fiscais e jurídicos, o que aumenta a confiança dos clientes. Não atuar na formalidade traz diversos controles, como sujeição a deduções da Receita Federal, impossibilidade de emitir notas fiscais, contratar funcionários ou realizar operações bancárias em nome da pessoa jurídica, além de não demonstrar profissionalismo e gerar desconfiança nos usuários. Ter um CNPJ pode fazer toda a diferença para o sucesso do empreendimento.
- Plano empresarial
Não elaborar um plano de negócios é um erro básico na gestão empresarial. Esse documento é essencial para manter os objetivos do negócio claros, assim como o caminho para alcançá-los. A ausência desse plano significa empreender no escuro, sem saber o destino desejado e as ações necessárias para chegar lá. É crucial dedicar tempo para criar o plano de negócios e tenta-lo com os colaboradores, permitindo que todos trabalhem em conjunto para alcançar os respectivos objetivos.
- Gestão financeira
Não cuidar da sua gestão financeira é um erro comum entre empreendedores que pode resultar em problemas sérios. A falta de acompanhamento do fluxo de caixa e a ausência de controle das contas a pagar e receber podem gerar inúmeras dificuldades. Sem o devido controle financeiro, fica impossível identificar com precisão os gastos e tomar decisões acertadas. Para evitar problemas financeiros, é fundamental manter um controle total das finanças do negócio. O uso de um sistema ERP pode tornar esse processo mais simples e eficiente, fornecendo uma visão clara sobre a entrada e saída de dinheiro em sua empresa.
- Lidar com a sua concorrência
Não subestime a concorrência, pois ela é saudável, impulsionando a criação de novos produtos e a melhoria dos serviços. É crucial não a ignorar! Mantenha-se atento tanto ao seu negócio quanto aos concorrentes, observando o que está funcionando bem para replicar em sua empresa. Além disso, busque identificar oportunidades não exploradas, trazendo inovação para sua empresa ou até mesmo para o segmento de mercado em que atua.
- Não usar o Marketing para a sua empresa
Ignorar o Marketing Digital como meio de divulgação é um erro grave. Atualmente, a maioria das pessoas busca produtos e serviços online, pesquisando, avaliando empresas e fazendo compras pela internet. É fundamental que a marca tenha uma presença digital sólida, seja através das redes sociais, de um site institucional ou de um blog, para ser facilmente encontrada pelos clientes.
- Não ouvir seu cliente
Ouvir o cliente é essencial para o sucesso do empreendimento. Compreender a percepção dos clientes sobre a empresa é fundamental para identificar oportunidades de mudança e inovação, além de reconhecer os pontos ausentes da marca. Especialistas em marketing destacam que um cliente insatisfeito pode influenciar, pelo menos, 20 pessoas em seu círculo social. Para evitar esse problema, é importante realizar pesquisas de satisfação para obter feedback do público e, além disso, implementar melhorias com base nas informações coletadas.
- Ignorar as críticas
Os executivos muitas vezes possuem uma personalidade forte e, em geral, não apreciam ser apontados como errados. No entanto, essa atitude pode ser prejudicial e é um dos erros cometidos por eles, podendo comprometer a empresa e dificultar parcerias tolerantes e duradouras. É importante aprender a aceitar críticas construtivas e vê-las como oportunidades de crescimento,
Agora que você conhece alguns dos erros cometidos por empresários, saiba o que deve evitar na gestão e andamento do seu negócio.