Dicas para avaliar seu negócio
Começar um negócio não é algo simples, isso é de conhecimento comum, mas alguns procedimentos podem facilitar o processo e auxilia-lo quando surgir a dúvida: “Devo abrir ESSE negócio?” ou “Devo seguir por esse caminho?”. Se você quer abrir um negócio e ainda não se preocupou em pensar nisso, leia com atenção essa postagem, e se você já tem um negócio leia também, pois as dicas servem não só para quem está começando, mas também para quem já está no mercado e tem dúvidas sobre como está seu desempenho, e que caminho seguir daqui em diante.
Para começar:
Você tem muita vontade de empreender e não consegue achar uma área? Ou já tem seu negócio e não sabe qual caminho seguir? Ao decidir o que fazer a seguir deve-se sempre levar em consideração não apenas as possíveis vantagens do seu negócio (afinal você ainda nem tem um), mas sim quais os problemas que ele irá enfrentar.
É essencial que um negócio combata um problema diretamente, que ele seja planejado para sanar as necessidades do cliente, não no sentido de que o seu negócio deve curar todos os males do mundo, ou que deve ser a solução “definitiva” para algo, mas sim a solução necessária para um problema atual.
Os problemas que enfrentamos no dia a dia podem ser todos considerados oportunidades a partir do momento em que você olha para eles em busca de uma solução (no Brasil, nos dias de hoje, com crises em diversos setores, temos ainda mais oportunidades). A solução para os problemas que você observa durante seu dia podem ser o foco do seu negócio.
Ao pensar em uma boa solução para um problema que você tenha observado, pesquise. Descubra se já existem soluções na área, e se existirem outros trabalhando no mesmo negócio, não se intimide, analise seus concorrentes e veja o que eles não estão fazendo.
Aproveite as experiências da concorrência na hora de planejar seu negócio, procurando não repetir os erros deles no seu planejamento e tentando cobrir as necessidades que eles não cobrem.
Encontrou sua área? Hora de pensar mais a fundo:
Certos procedimentos muito simples podem te deixar empolgado com seu negócio e te dar respostas realista sobre o que esperar no mercado.
Diversos fatores são de suma importância na hora de tomar decisões desse tipo, e as seguintes metodologias são formas simples (não tão precisas) de analisar seu negócio:
O Estudo de Caso é padrão na elaboração de todo o tipo de negócio. Trata-se de um formulário com diversos campos a serem preenchidos por você referentes ao seu negócio como um todo (gastos, ganhos, disponibilidade de horários, disponibilidade de mercado, riscos, nicho de mercado, etc). Muitas vezes o estudo de caso serve não só para você ter uma visão ampla e rápida do seu negócio, mas também para ser mostrado para eventuais parceiros a fim de convence-los de que seu negócio é uma boa ideia.
A Análise SWOT é outra boa forma de analisar seu negócio. Nela você lista suas Fortidões e Fraquezas internas (seja sincero e realista) e suas Oportunidades e Ameaças externas. Como o Estudo de Caso a Análise SWOT também é uma forma rápida de ter um olhar sobre sua marca e o mercado, mas tem uma diferença especial pois quando você está fazendo a análise você não só identifica o que falta na sua empresa (ao observar as Fraquezas) como também pode acabar observando novas oportunidades nas quais não tinha pensado antes (ao analisar como um todo as Oportunidades e Ameaças).
Outra dica é analisar se você está realmente disposto a desempenhar a função de líder nessa nova empreitada. Não estamos aqui para te desmotivar, mas se você tem alguma dúvida sobre se quer continuar pense novamente.
Outra coisa importante na hora de decidir se começa um negócio é medir o esforço contra o resultado. Se houver pouco resultado/retorno e muito esforço, procure por outra área de atuação pois não valerá a pena. Se houver pouco esforço muito provavelmente haverá pouco resultado, mas dependendo da sua situação isso já pode servir. E se houver muito esforço e muito resultado tome coragem e siga em frente, esse é o caminho certo. Obs.: Não existe pouco esforço e muito retorno, não espere por isso, aja.
Decidiu seguir em frente e começar seu negócio? Aqui vão algumas dicas simples para iniciar a pensar numa estratégia:
Para começar é interessante fazer uma Análise SWOT de si mesmo, para saber que tipo de pessoa você é o como você irá contribuir para seu negócio.
Talvez você não saiba mexer com planilhas, mas é uma boa hora para aprender. Com planilhas dinâmicas, crie senários (com mais e menos clientes, com produtos mais caros e mais baratos, com maior e menor fluxo de mercado) para te ajudar a pensar em mudanças novas para seu negócio. Esse é um processo muito simples e impreciso (a tabela não sabe o que você não coloca nela, os resultados apresentados tendem a ser muito fantasiosos), mas a proposta não é uma técnica de criar estratégias avançadas, e sim uma simples forma de exercitar sua interação com seu próprio negócio em diferentes senários. Caso encontre um resultado interessante nas planilhas, considere pesquisar mais sobre formas de implementar as mudanças testadas na empresa para ver se existe a possibilidade de alcançar tal resultado.
E por último, pergunte-se qual o pior senário possível para você e os envolvidos. Seja pessimista, nesse caso isso pode ser bom, pois ao imaginar o pior senário você pode chegar à conclusão que a experiência e ganhos que você recebe no processo já são o suficiente para que valha a pena seguir em frente.
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