Cupom Fiscal x Nota Fiscal ? Qual a diferença?

Cupom Fiscal x Nota Fiscal ? Qual a diferença?

Para comerciários que trabalham diariamente com a emissão de nota ou cupom fiscal, é importante entender a diferença entre eles, visto que isso ajudará a evitar erros que podem impactar no pagamento de impostos.

A nota fiscal e o cupom fiscal têm basicamente a mesma funcionalidade, mas existem algumas diferenças importantes que precisam ser identificadas.

Primeiro vamos entender o que são cada um deles!

Nota Fiscal é um documento que deve ser emitido após a realização de qualquer transação de venda ou serviços. Normalmente ela é emitida através de um sistema que faz parte do software de gestão do negócio. A nota documenta a transação com o objetivo de recolhimento de impostos.

Na nota existem todas as informações da transação comercial realizada, como: 

  • Dados da empresa; 
  • Descrição detalhada dos produtos envolvidos na venda; 
  • Data e horário; 
  • Valor e a forma de pagamento da operação; 
  • Impostos e tributos de cada mercadoria; 
  • Informações de identificação do cliente; 
  • Dados da transportadora, se precisar.

Cupom Fiscal é um documento fiscal digita, ele é emitido por meio de um equipamento Emissor de Cupom Fiscal – ECF homologado junto à SEFAZ (Secretaria da Fazenda) do estado de atuação. Na sua grande maioria ele é emitido quando a venda é direta ao consumidor final.

As principais informações contidas nele são:

  • Informações da empresa; 
  • Local onde foi realizada a venda; 
  • Data e horário; 
  • Descrição das mercadorias; 
  • Total a ser pago; 
  • Forma de pagamento.

Então, afinal qual é a diferença entre eles?

A Nota Fiscal possui informações mais detalhadas sobre a venda, como dados da transportadora e especificações fiscais, já o Cupom Fiscal é mais simples e com menos informações.

Enquanto o cupom traz somente as informações dos produtos e um resumo dos impostos pagos pelo documento. A Nota Fiscal possui um grande número de informações tornando-a mais detalhada e levando mais tempo para emitir.

É importante lembrar que os dois documentos possuem a mesma função durante o processo de recolhimento de impostos e tributos, mas saber essa diferença garante mais segurança para a loja, principalmente se houver necessidade de trocas.

Compartilhe:

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais sobre o uso de cookies,
consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa política.

Entendi