A HORA DA REVOLUÇÃO - INDÚSTRIA 4.0

A HORA DA REVOLUÇÃO - INDÚSTRIA 4.0

O mundo está prestes a mudar, pois hoje nos vemos diante de uma verdadeira revolução.

A 4ª Revolução Industrial está chegando. Você está preparado? Não? Não se preocupe, o mundo não está preparado, leia mais e saiba por quê.

 

O que é uma revolução?

Antes de pensar em Industria 4.0 deve-se pensar sempre no significado de uma revolução. Uma revolução é uma grande mudança que parte de um ponto interno de algo e acaba por influenciar no todo. No caso de uma Revolução Industrial a mudança ocorre nos setores da economia e vem a partir da Indústria (obviamente), influenciando a sociedade como um todo.

A grande mudança na Industria fará com que todos os processos de produção, venda, e até interação de produtos mude drasticamente em poucos anos e isso a caracteriza como revolução.

 

Industria 4.0

A 4ª Revolução industrial, também conhecida como Indústria 4.0, está sendo causada por uma série de fatores previstos desde 2013 (ou seja, não é novidade) que farão com que uma nova era de processos de produção e tecnologias surja. Dentre os principais fatores que estão causando essa revolução estão:

  • O Mundo Globalizado;
  • O aprimoramento de Inteligências Artificiais, Sistemas de Automação, Sistemas Responsivos e Coleta e Processamento de Dados (Data Banking e Data Mining);
  • A velocidade com que essas e mais tecnologias avançam;
  • O florescimento da Internet das Coisas (Internet of Things) e da Nuvem (Cloud), e a melhor disponibilidade desses serviços com a chegada do 5G;
  • A possibilidade da existência dos sistemas Ciber-físicos;
  • E a confirmação do surgimento de algumas tecnologias como Inteligências Artificiais, Impressoras 3D, e Biotecnologia, por exemplo.

 

O impacto que estes fatores têm na indústria e a gama de novas necessidades a serem sanadas com a chegada deles são tão grandes que o mundo ainda não está pronto para a mudança. Por isso desde quando a Alemanha apresentou seu projeto de Industria 4.0 em 2013 o mundo todo se preparou e buscou formas de embarcar nessa revolução. A previsão atual para que o mundo esteja pronto para a 4ª Revolução, é para 2020. Então até lá prepare-se.

 

A revolução mais rápida

A Industria 4.0 trata-se da revolução mais rápida que já aconteceu na história. Obviamente pela velocidade com que surgem e aprimoram-se novas tecnologias hoje em dia. Mas o que assusta nesta revolução é que ela está acontecendo tão rápido que o mundo não está pronto para ela.

As outras revoluções também vieram por conta de novas tecnologias, embora seus senários tenham sido um pouco diferentes certas características conservam-se comuns entre elas.

  • 1ª Revolução Industrial (entre 1760 a 1860): tecnologia a vapor e o surgimento da indústria (começando pela Têxtil), o que possibilitou maior volume de produção auxiliado por máquinas;
  • 2ª Revolução Industrial (entre 1860 a 1900): revolução no processo de fabricação e manufatura, e descoberta do emprego do Aço, Petróleo e Energia Elétrica, surgimento da Indústria Química, Locomotivas a Vapor e motor a Explosão.
  • 3ª Revolução Industrial (entre o final do século XX e início do século XXI): a computação, engenharia genética, globalização, internet, microchips, entre outras tecnologias.

E mal se foi definido a existência de uma 3ª Revolução e já temos que nos preparar para uma 4ª.

 

Qual o cenário para o “novo Mundo”?

Da mesma forma que nas revoluções passadas muitos serviços antigos passaram a ser considerados antiquados. A maior parte das tarefas simples e repetitivas que não exigem criatividade devem não existir mais nos próximos 20 anos (isso mesmo, estamos falando de milhões de desempregados), sendo todas substituídas por máquinas, essa previsão baseia-se no fato de que muitas empresas já visam adotar o modelo 4.0 o mais breve possível.

Basicamente o que estará disponível para os consumidores serão produtos mais personalizados feitos cada um tratado individualmente pela máquina que o produz, sem mãos humanas ligadas diretamente a sua produção.

Uma ideia bem forte do cenário de Industria 4.0 é a visão de uma fábrica no escuro. Uma fábrica sem praticamente nenhuma iluminação pois não foi idealizada para abrigar pessoas trabalhando nela.

 

A hora de começar a se preparar é agora. Maior conectividade e tecnologia no seu serviço são palavras chaves para o futuro. E Tecnologia para modernizar o seu negócio você encontra conosco. A ASP Softwares oferece seus serviços para você enfrentar a 4ª Revolução Industrial de frente. Te desejamos sucesso!

Compartilhe:

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais sobre o uso de cookies,
consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa política.

Entendi