A Gestão Financeira realmente reduz custos?

A Gestão Financeira realmente reduz custos?

Você já se perguntou até que ponto uma Gestão Financeira eficiente pode ajudar a reduzir os desperdícios e custos inadequados na sua empresa?

A ausência de controle e visibilidade do que e onde o dinheiro está sendo gasto é comum em muitas empresas, e no final do mês sempre surge a pergunta “O que fiz com todo meu dinheiro?”.

Bom, essa situação, infelizmente é mais comum do que imaginamos, mas o principal é que ela tem solução. Mas, então como fazer isso de fato acontecer?

           1º Organização.

Que clichê, não é mesmo? Mas sim, esse é um dos fatores primordiais para um controle eficiente. E a partir da organização surgem muitos problemas resolvidos, como por exemplo uma saúde financeira boa, a prevenção de gastos, a avaliação de ofertas, o controle dos custos. E não para por aí, quando se tem uma organização adequada de todos os seus gastos você garante um resultado econômico para sua empresa.

Para manter uma organização adequada no seu financeiro você precisará de muita atenção e controlar tudo o que entra e tudo o que sai, os motivos e as quantidade, e assim poderá prever o quanto entrará e sairá nos próximos meses, e a partir disso controlar os gastos e custos inadequados, como por exemplo pagamento de multas e juros por atrasos e compras desnecessárias para estoque.

           2º Análise das contas.

Quando você organizar todo o seu financeiro você terá uma visibilidade melhor e saberá para onde o dinheiro está indo e quanto está ficando, a partir disso você poderá calcular suas despesas fixas e aquelas que são variáveis, tendo uma noção clara e eficiente de suas contas.

Para fazer isso você deve avaliar a curto, médio e longo prazo, identificado as contas que se estendem por mais tempo, e aquelas que logo vão terminar.

           3º Controle preciso.

Para controlar precisamente cada uma de suas contas você pode fazer uma planilha, anotar em cadernos ou utilizar algum sistema que possa auxiliar. O mais importante disso tudo é nunca esquecer de anotar e incluir nas novas contas ou então nas contas que acabaram.

Realizar esse controle minucioso pode parecer um pouco cansativo, mas isso de fato auxiliará e dará muita mais visibilidade de como as coisas realmente estão, um software pode facilitar muito esse processo.

           4º Pratique e treine

A melhor forma de fazer isso de fato acontecer em seu negócio é colocando em prática e treinando os seus colaboradores para realizarem esse controle. Quanto mais organização você tiver, mais fácil será analisar e consequentemente mais claro ficará o controle de tudo.

Tendo uma visão geral, clara e objetiva do seu financeiro, você conseguirá reduzir aqueles custos que acabam sendo apenas desperdício.

Compartilhe:

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais sobre o uso de cookies,
consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa política.

Entendi