5 dicas para fazer gestão de fornecedores e compras

5 dicas para fazer gestão de fornecedores e compras

O site Jornal Contábil listou algumas dicas e ideias de como encontrar bons fornecedores, contribuindo para a saúde financeira da empresa. Vamos conferir?

Os fornecedores são essenciais para o desenvolvimento de um negócio, é a partir deles que você poderá obter algumas vantagens competitivas.

Apesar da busca na internet ser uma ação válida para encontrar bons fornecedores, ainda não é a mais eficiente.

1 – Liste todos os itens: antes de iniciar uma busca faça um levantamento detalhado de todos os materiais que serão necessários para seu negócio rodar, evitando assim esquecer algo importante e ter que realizar o processo novamente;

2 – Procure por polos: você já deve ter ouvido falar que existem estados ou cidades que são referências na fabricação de produtos de um setor específico.

Por exemplo, os municípios de Americana, Hortolândia, Nova Adessa, Santa Bárbara d’oeste e Sumeré no Estado de São Paulo, juntos, são conhecidos como o maior pólo da indústria têxtil do Brasil. 

Sendo assim, independentemente do seu ramo, provavelmente existe um pólo com uma enorme quantidade de fornecedores prontos para te atender;

3 – Frequente feiras e congressos: em todo o Brasil, durante o ano, existem feiras e eventos destinados à um setor específico para compra, venda e divulgação de produtos.

É muito importante frequentar esses eventos para estar sempre por dentro das tendências de mercado, inovações e também para conseguir o contato dos melhores fornecedores; 

Fique sempre atento as datas desses eventos para garantir a sua participação;

4 – Faça visitas presenciais: após descobrir onde fica o pólo do seu segmento, ou de conseguir o contato de um fornecedor na internet ou em uma feira, é aconselhável fazer uma visita para conhecer melhor o produto, sua qualidade, logística e também negociar prazos e demais condições para depois começar a parceria;

5 – Procure fornecedores locais: é muito comum ter outras pessoas que trabalham no mesmo segmento que o seu pelas redondezas do seu negócio.

Depois da sua busca, pesquise a fundo cada fornecedor, verificando sua reputação no mercado e suas informações na Junta Comercial ou também realizando uma consulta do seu CNPJ em órgãos especializados. Alguns pontos-chave são muito importantes nesse processo de escolha:

Qualidade: O insumo (matéria, produto, equipamento etc) ofertado deve cumprir às especificidades técnicas requisitadas e ser disponível na quantidade correta e com boa qualidade, ou seja, não apresentando defeitos de fabricação e/ou outros problemas.

 

Preço: Além da qualidade, deve-se considerar o valor que custará cada item.

Faça orçamentos com, no mínimo, três empresas para cada insumo, tendo assim mais opções de compra.

Verifique as condições disponibilizadas em cada oferta e escolha aquela que tenha melhor custo-benefício.

Prazo de entrega: o preço e a qualidade não são os únicos fatores que contam na escolha. É imprescindível que os fornecedores tenham um bom sistema logístico, para que cada encomenda chegue no seu tempo certo e sua produtividade não seja prejudicada.

Fonte: Jornal Contábil  

Compartilhe:

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais sobre o uso de cookies,
consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa política.

Entendi