+ 55 (49) 3223 0649

Entre em contato conosco

O fim da neutralidade de rede

14/02/2018 às 15:23:11

Em uma decisão tomada no dia 31 de janeiro de 2018 pela FFC (Federal Communications Commission), o órgão equivalente a Anatel dos EUA, foi decretado o fim da neutralidade de rede no país. A decisão repercute agora pelo mundo com diversos protestos contra a medida, e o motivo disso é que sem a neutralidade de rede podemos estar diante de uma nova era da internet.

 

O que é? 

A tal neutralidade é uma norma que garante o livre trafego de conteúdo na internet. Com a neutralidade as provedoras de rede não podem fazer nada sobre qual conteúdo é acessível, qual velocidade de download e upload, ou sobre tratar de maneira diferente certos formatos de arquivos (vídeos por exemplo).

Sem a neutralidade a liberdade na internet deixaria de existir. As provedoras poderiam escolher quais sites você tem acesso e quais são restritos, qual a velocidade de download para vídeos de um canal específico, ou que tipo de conteúdo você está autorizado a compartilhar por determinada rede social, além de muitas outras coisas.

Para exemplificar de maneira mais simples, seria algo muito semelhante ao que temos hoje com a TV por assinatura, que vem com um pacote X de canais (sites) e cobra mais por cada pacote novo adicionado, portanto independentemente da sua vontade você seria obrigado a usar apenas uma plataforma de vídeo específica sempre que buscasse entretenimento, por exemplo.

 

Dentre as coisas que passariam a ser vulneráveis a controle estão:

  • Endereços acessíveis (sites podem ser até 100% bloqueados de acesso)
  • Conteúdo compartilhável (poderiam limitar sua comunicação na internet toda, ou apenas em sites específicos, a apenas mensagens de texto curtas)
  • Velocidade de acesso (vídeos de um canal de compartilhamento poderiam ficar mais lentos que de outro que pague mais para a operadora)
  • Velocidade de download e upload (baixar e armazenar arquivos de diferentes formatos e por diferentes vias poderia ter a velocidade controlada de acordo com o conteúdo, sempre favorecendo quem paga melhor)

 

Como impacta no seu negócio?

A medida afeta todo o mercado de diversas formas, obviamente provedoras de rede são extremamente beneficiadas com a medida, porém de maneira geral somente elas.

Utilizar a internet passaria a ser muito mais caro e limitado para o consumidor do dia a dia, e no seu negócio você passaria a pagar ainda mais para ter a melhor experiência de rede além de ter que se preocupar com os pacotes de uso de dados para poder ter acesso às ferramentas chave para sua empresa, como internet banking por exemplo.

 

De fato, este texto parece estar falando do fim da neutralidade como um tipo de monstro, mas tirar a neutralidade daria muito poder as provedoras de rede (mesmo que este não venha de imediato).

Alguns podem pensar que existem vantagens na mudança. Sua empresa pode, por exemplo, pagar mais para que seu site tenha um acesso mais rápido e eficiente fazendo com que a concorrência perca acessos por não ter tanta usabilidade quanto você. Ou seja, o novo modelo abriria portas para novas estratégias de negócio.

 

A favor ou contra a medida, a atual situação não deve ser ignorada e devesse ter muita atenção as notícias sobre. Os eventos referentes a neutralidade de rede que ocorreram nos Estados Unidos nos últimos meses são um alerta para uma eventual mudança em outros lugares do mundo. Para ter uma noção de como tais eventos são importantes basta lembrar de quando o Whatsapp foi restringido no Brasil em 2015. E pensar que algo semelhante pode ocorrer com sites e aplicativos que você usualmente utiliza como suporte para sua empresa.

Fique ligado em mais postagens no nosso blog e redes sociais, a ASP Softwares oferece seus serviços para auxilia-lo em seu negócio. Te desejamos sucesso!

ASP Softwares © 2016 Todos os Direitos Reservados

comercial@aspsoftwares.com.br

+ 55 (49) 3223 0649